fbpx

4 Características do Calçado Ergonómico

calçado ergonómico

Calçado ergonómico

 

O calçado que utilizamos no nosso dia-a-dia tem um papel fulcral na saúde dos nossos pés. O conforto deve ser sempre a prioridade na hora de escolher um novo par de botas/sapatos.

A formação de calos,desconforto na planta do pé, má postura e a formação de bolhas em longas caminhadas são alguns dos vários problemas que podem ser evitados se escolheres o calçado certo para ti.

 

O ser humano possuí mais de 70 mil terminações nervosas nos pés, esta é uma área extremamente sensível que deve ser levada muito a sério. Quando optamos por calçado ergonómico optamos por cuidar e preservar a nossa saúde.

Confere aqui quais são os principais cuidados a ter em conta se procuras conforto no teu dia-a-dia.

1- Sola plana

Procura uma sola que não apresente grandes variações a nível de altura. Deves sempre optar por uma sola plana que vai distribuir melhor o peso do teu corpo, assim evitas que esse peso se concentre apenas em determinados pontos do teu pé.

2- Nem muito mole nem muito duro

Se és uma pessoa que anda muitos quilómetros diariamente, ou passa muito tempo em pé, opta por uma sola com características de amortecimento de impacto, mas tem em atenção à sua dureza.

Uma sola muito mole pode originar lesões na coluna e joelhos, enquanto que se for dura de mais, poderá causar desconforto na planta do pé e joelhos.

3- Harmonia entre a largura e o comprimento

O desenho de qualquer calçado ergonómico deve respeitar a harmonia entre a largura e o comprimento, o pé deve se sentir aconchegado* mas não apertado. Também quando calçamos um par de botas/sapatos demasiado largo, este tende a criar bolhas devido às roçaduras* contínuas que são consequência do simples movimento de caminhar.

A caixa onde assentam os dedos dos pés deve ser larga o suficiente para os conseguirmos mexer, sendo de evitar biqueiras demasiado estreitas.

4- Flexibilidade

Este fator é muito importante no que diz respeito ao conforto. A sola deve ter uma flexibilidade de no mínimo até 90º e deve dobrar na parte da almofada do ante pé, que se localiza um pouco antes do início dos dedos. Não deve torcer facilmente para as laterais para evitar entorses no tornozelo.

 

Nunca é tarde para mudar. Vê a nossa coleção de botas ergonómicas aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *